• Aqui a descrição do post ou da categoria
  • Aqui a descrição do post ou da categoria
  • Aqui a descrição do post ou da categoria
  • Aqui a descrição do post ou da categoria
  • Aqui a descrição do post ou da categoria
  • Aqui a descrição do post ou da categoria

Como remover o vírus cavalo de troia do Mac

 

Pode ser perturbador descobrir que o seu Mac está infectado por um vírus. Mas há algo em um vírus cavalo de troia — talvez pela maneira sorrateira com a qual ele entra no computador, escondido em algo que parece ser legítimo — que faz com que a experiência seja ainda mais atordoante.

O vírus cavalo de troia normalmente se esconde em um software ou arquivo de filme que você baixa, o que contribui ainda mais para aumentar o sentimento de frustração.

No entanto, é possível lidar com a maioria dos cavalos de troia facilmente, evitando estragos a longo prazo no Mac ou em suas informações.

O que é um vírus cavalo de troia?

Esse vírus é assim chamado porque ele é o equivalente cibernético do Cavalo de Troia de madeira. Para refrescar sua memória, essa cavalo de madeira foi usado para enganar os defensores de Troia e permitir que soldados inimigos penetrassem na cidade. No caso do vírus cavalo de troia no Mac, ele ludibria o usuário a baixar o vírus ao colocá-lo em algo que parece ser legítimo.

Cavalos de troia aparecem comumente disfarçados de atualizações, como as do Adobe Flash, ou pior, como ferramentas antivírus. Um dos piores tipos de cavalo de troia é associado a um adware que mostra uma janela pop-up dizendo que o Mac foi infectado e encaminha você para um download — que se diz ser uma ferramenta antivírus, quando, na verdade, ele é o próprio vírus.

Como saber se há um vírus cavalo de troia no Mac

Muitos sintomas do vírus cavalo de troia são iguais aos de outros tipos de vírus. Os sintomas incluem:

  • O Mac começa a se comportar de forma estranha, fazendo coisas inesperadas.
  • O Mac começa a ficar lento, como se algo drenasse o processador.
  • Anúncios aparecem na mesa.

Entretanto, a maior indicação de que há um vírus cavalo de troia, é quando você descobre um software no Mac que você não tinha a intenção de baixar. Pode ser um app na pasta Aplicativos ou uma extensão no navegador que você usa.

Como remover o vírus cavalo de troia do Mac

Se você já notou que o Mac está se comportando estranhamente, é preciso fazer uma análise de malware completa. A melhor maneira de fazer isso é usar uma ferramenta dedicada, como o CleanMyMac X. Ele pode detectar e neutralizar milhares de ameaças, incluindo adware, spyware, ransomware, worms e muitas outras. Você pode baixá-lo de graça aqui.

  1. Depois de baixar o app, instale-o e abra-o na pasta Aplicativos.
  2. Na barra lateral, clique em “Remoção de Malware”.
  3. Clique em Analisar.

  4. Como remover o vírus cavalo de troia do Mac
  5. Clique em Remover.

Todos os traços do malware são removidos do Mac.

Como proteger o Mac do vírus cavalo de troia

A maneira mais simples de não infectar o Mac com um vírus cavalo de troia é não baixar nada sem ter certeza daquilo que você está baixando.

Isso significa que você não deve clicar em um link de e‑mail sem ter 100% de certeza sobre onde ele levará você.

Você também deve prestar atenção nos avisos de navegadores que dizem que um site é suspeito ou inseguro. Mantenha o firewall do Mac ativado e o sistema atualizado com a versão mais recente do macOS.

Se você quiser proteger o Mac contra vírus cavalo de troia e malware em tempo real, o CleanMyMac X também pode ser útil. Com seu novíssimo recurso de Monitor de Malware, você fica em dia com qualquer coisa que possa infectar o Mac. Veja como ativar a proteção em tempo real no CleanMyMac X:

  1. Abra o CleanMyMac X.
  2. Na barra de menus, escolha Preferências (sob o menu CleanMyMac X).
  3. Na janela exibida, clique em Proteção.
  4. Selecione a opção “Ativar proteção em tempo real”.

A partir de agora, o CleanMyMac X fará verificações periódicas e avisará você quando um malware estiver prestes a infectar o Mac.

Quando você baixar um aplicativo e o Mac perguntar se você confia no app e deseja ir em frete, não concorde cegamente. Confira o nome do aplicativo e certifique-se de que ele seja realmente aquilo que você quer.

Não é difícil remover um vírus cavalo de troia do Mac, mas como qualquer malware, é muito melhor se você puder evitar que o Mac o baixe em primeiro lugar. Um pouco de vigilância e bom-senso ajudam bastante. E, se você precisar remover um aplicativo, use um desinstalador como o CleanMyMac para removê-lo completamente.

Postar um comentário

0 Comentários