Vamos pintar uma cena familiar: você chega em casa do trabalho no final de um dia longo e cansativo. Seus planos fracassaram e você está pronto para considerar o dia como um fracasso. Com os nervos à flor da pele e pensando apenas em uma refeição rápida antes de sua cabeça bater no travesseiro, você abre a porta para um feixe de pêlos tropeçando em si mesmo em sua excitação em seu retorno. Apesar do seu dia, você não pode deixar de ceder ao sorriso que se espalha pelo seu rosto.
O amor incondicional de um animal de estimação não pode deixar de fazer você se sentir bem. E, como se vê, a ciência mostra que cuidar de um animal de estimação não é apenas bom, mas também traz benefícios reais à saúde.
Animais de estimação e saúde do coração
Quando você leva seu cachorro para passear ou brincar no parque, você também faz exercícios, o que é essencial para manter seu coração forte.
A American Heart Association recomenda que os adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica por semana. Dividi-lo em segmentos de 10 a 15 minutos de caminhada rápida conta também – então, se você passear com Fido pelo bairro duas vezes por dia, poderá cumprir sua cota de exercícios saudáveis para o coração sem pensar muito.
Mesmo se você não passear com seu animal de estimação, cuidar dele (limpar a caixa de areia, levantar-se para deixar seu cachorro entrar ou sair, carregar sacolas pesadas de comida para animais da loja) pode ajudar a mantê-lo ativo.
E quanto mais ativo você for, melhor o seu sistema cardiovascular funcionará, de acordo com a Harvard Medical School . Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças explicam que cuidar de um animal de estimação pode ajudar a diminuir a quantidade de gorduras insalubres encontradas no sangue que podem levar a ataques cardíacos e derrames.
Animais de estimação e saúde emocional
Um estudo recente descobriu que animais de estimação – especificamente cães, gatos, coelhos e cavalos – podem ajudar a reduzir o estresse em crianças e adolescentes. O estudo também descobriu que possuir um animal de estimação ajuda crianças e adolescentes a serem mais sociais e aprenderem melhor.
O melhor amigo do homem ajuda você a fazer amigos também. Leve seu cachorro para passear e ele provavelmente fará você conversar com aqueles por quem passar pelo caminho. Tem sido demonstrado que quanto mais social você é, mais feliz você é e quanto mais tempo você provavelmente viverá.
Animais de estimação também oferecem companhia. Outra pesquisa descobriu que adultos mais velhos que moravam sozinhos, mas que possuíam cães, viviam mais do que aqueles que não tinham um animal de estimação. Por causa do forte apego entre os donos de animais de estimação e seus animais, os idosos que possuíam animais de estimação eram menos propensos a serem deprimidos do que os que não possuíam animais de estimação.
Há muitos benefícios de ser dono de um animal de estimação. Não importa que tipo de animal você tenha ou possa escolher, um animal de estimação pode ajudá-lo a viver uma vida mais saudável.
0 Comentários
Qual sua opinião sobre o assunto?