Reduzir as luzes enquanto está sentado no sofá tem sido a vantagem mais fascinante de possuir um assistente digital virtual (VDA) na forma de alto-falantes inteligentes em casa. Esses robôs leves simplificaram nossas tarefas, nos tornaram mais produtivos e nos desafiaram ainda mais a lançar sobre eles situações mais complexas. Por isso, os inovadores, que não resistiram à tentação, estão descobrindo as possibilidades além de ligar a cafeteira.
Inegavelmente, há uma capitalização de mercado de um bilhão de dólares em jogo. Statista previu um valor de mercado de US $ 21,2 bilhões para os VDAs nos próximos 5 anos. Doravante, as comunicações empresariais são os próximos grandes usuários da tecnologia de IA. Começando com reuniões, esta é a primeira vez que os VDAs estão melhorando a produtividade individual, minimizando as distrações durante as reuniões.
Pronúncias, sotaques, abreviações, palavras-chave específicas de negócios, nomes de produtos e outros termos comumente usados nas reuniões estão sendo usados para treinar esses assistentes a se tornarem mais inteligentes e eficazes.
Melhorar o envolvimento dos funcionários em reuniões usando IA
37% das reuniões não agregam valor ao negócio. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, os membros estão ocupados gerenciando tarefas enfadonhas que os distraem da discussão central. Portanto, as pessoas digitando em dispositivos, tomando atendimento, movendo slides de ppt, etc. podem parecer fatores sem importância, ainda que consumam uma quantidade significativa do tempo da reunião. E quando todos estão ocupados concluindo suas tarefas, eles perdem a atenção, pedem revisões e, por fim, tornam a sessão geral menos produtiva.
As transcrições ao vivo baseadas em Inteligência Artificial podem ajudar a fazer anotações e capturar itens acionáveis imediatamente. As transcrições ao vivo são executadas paralelamente à fala do administrador e, portanto, permitem que você se concentre no assunto em vez de se atrapalhar com a escrita ou digitação manual. Após a reunião, o aplicativo lista as 10 principais palavras-chave mais usadas durante a discussão. Clicando mais, você pode expandir para o texto completo da reunião. Características como essas são de maior importância, pois, como humanos, podemos lembrar apenas 20% das informações verbais que nos são fornecidas.
O objetivo do auxílio de voz
Assistentes de voz estão expandindo rapidamente seu alcance em residências pessoais por meio de alto-falantes e aparelhos inteligentes. De acordo com a pesquisa do Gartner, em 2021, 25% dos trabalhadores digitais usarão assistentes virtuais. No entanto, são assistentes inteligentes centrados no consumidor, desenvolvidos para oferecer uma experiência de envolvimento personalizada em casa, executando tarefas rotineiras, como tocar música.
Em cenários mais avançados, os assistentes de voz são usados em conferências para que você se concentre mais no assunto do que atrapalhando-se com os controles da reunião. Responder a comandos de voz, tarefas como transcrever notas de reuniões, aumentar / diminuir volumes, habilitar / desabilitar microfone, compartilhamento de tela, permitir membros na sala de reuniões digital e até mesmo agendar reuniões são apenas uma instrução de distância. A não perder, o assistente na sua ausência pedirá aos outros membros que esperem por si.
Dado o sistema subjacente de Reconhecimento Automático de Fala (ASR), que é amplamente alimentado por técnicas de Processamento de Linguagem Natural ( PNL ), esses assistentes também podem ser usados em ferramentas de gerenciamento de projeto para definir lembretes automáticos das tarefas discutidas e transmiti-los diretamente para suas equipes em o projeto. Dada essa proficiência para evitar que as pessoas se envolvam em tarefas inúteis, não apenas uma sessão produtiva é alcançada, mas também inspira todos a voltarem ao trabalho.
Capture momentos importantes para análises posteriores
Encontrar medalhas de ouro pode estar relacionado aos momentos em que uma ideia específica obteve a resposta mais positiva do outro lado da mesa. No entanto, em meio a prazos rígidos para encerrar a discussão, às vezes é difícil reconhecer esses momentos. Com a IA, essas idéias que foram aprovadas pela maioria das pessoas podem ser rastreadas até a gravação da reunião. Portanto, mais do que apenas pistas verbais, como certas palavras ou frases, são capturadas pela ferramenta de IA. Expressões faciais felizes ou satisfeitas, expressões de riso, acenos e todos aqueles gestos que os humanos geralmente fazem para reconhecer um certo pensamento, podem ser submetidos a um exame de padrão pelo algoritmo de IA.
Alternativamente, expressões de desacordo, confusão e até mesmo tédio sugerem um pensamento particular não muito inspirador para os participantes. E, finalmente, a taxa geral de engajamento da reunião também pode ser concluída analisando o clima coletivo da sala de reunião.
Mesmo que esses assistentes pessoais de reconhecimento de voz ajudem a tornar nossas vidas muito mais fáceis, alguns desafios estão associados ao seu uso, como questões de segurança de dados. Permitir que uma fonte onipresente capture dados específicos do negócio é um risco. No entanto, essas são fases iniciais e a tecnologia irá amadurecer gradualmente ao longo de um período. Dada a variedade de opções disponíveis, a segurança será o principal diferencial entre centenas de assistentes digitais virtuais.
0 Comentários
Qual sua opinião sobre o assunto?